Skip to content Skip to footer

O PORTO SANTO

Porto Santo é a segunda ilha habitada do arquipélago da Madeira. Fica situada no Oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu e apenas a 500 km da costa africana e a 1000 Km da Europa, a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa.

Descoberto em 1418 pelos navegadores portugueses, este arquipélago é formado pelas ilhas de Madeira e Porto Santo e ainda pelas ilhas desabitadas das Selvagens e das Desertas.

A hospitalidade e simpatia da população, o clima ameno durante todo o ano, as espetaculares paisagens únicas, a par da riqueza e variedade dos recursos naturais, históricos e culturais, constituem apenas algumas das razões para descobrir este paraíso.
A Ilha de Porto Santo é banhada por águas turquesas, sendo a sua principal característica a praia de areia fina e dourada que, estendendo-se ao longo de 9 km, convida a muitos banhos de sol e de mar.
Saúde e bem-estar andam de mão dada nesta magnífica praia, dado que, para além das águas translúcidas, a areia possui propriedades terapêuticas raras. É muito suave, leve e pouco abrasiva e é composta principalmente por carbonato de cálcio, sob forma de calcite, que lhe confere propriedades térmicas muito particulares.

Além da praia, a cidade de Vila Baleira conta histórias e lendas de um passado mais ou menos remoto, como é o caso da Casa Museu, onde em tempos viveu Cristóvão Colombo.
A beleza primitiva das paisagens encanta todos os que decidem passear e ou pedalar através das veredas e caminhos da ilha.

A segurança, associada à simpatia de gentes hospitaleiras, aos prazeres que a natureza oferece, à belíssima praia de areia fina e ao mar de águas tranquilas, fazem da ilha de Porto Santo um lugar privilegiado entre rotas similares.

A PRAIA DO PORTO SANTO

A praia de 9 quilómetros, com um extenso e contínuo areal de areias finas e douradas que fazem da popularmente apelidada "Ilha Dourada" a sua imagem de marca e o seu grande ícone.

Com as suas águas cristalinas e tépidas, de um azul-turquesa irreproduzível, esta praia torna-se num legado único no nosso país e raro no mundo, tendo sido eleita a melhor “praia de dunas” no âmbito do concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”.
As areias da praia do Porto Santo são constituídas por microfósseis e pequenos fragmentos de algas calcárias, conchas de moluscos e outros restos fossilizados de organismos marinhos. São registos de um passado com cerca de 30 mil anos de história, de imensa produtividade biológica e que chegou até aos nossos dias, apresentando qualidades e atributos terapêuticos e medicinais, que se devem às propriedades físicas, químicas e térmicas das suas areias carbonatadas biogénicas, importantes para o tratamento de doenças do foro ortopédico e reumático, entre outras enfermidades.

Descubra no Porto Santo um merecido descanso rodeado de bem-estar e saúde, ao utilizar uma praia perfeita para umas férias perfeitas, deixando-se embalar ao som das ondas e acariciar por uma areia que combate todas as maleitas da vida moderna.

GEOGRAFIA E GEOLOGIA

O Porto Santo é a segunda maior ilha da Região Autónoma da Madeira. Com uma área de 42,48 km², e com sede na cidade de Vila Baleira, o Porto Santo constitui também um Município português.

Fica situado no Oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu e apenas a 500 km da costa africana e a 1000 Km da Europa, a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa.

Esta ilha difere muito da ilha da Madeira, apesar da sua próxima localização. O solo desta ilha muito plana é completamente arenoso e pobre em nutrientes. A ilha apresenta uma maravilhosa praia de areia dourada com 9 quilómetros de comprimento. As suas qualidades terapêuticas atraem à ilha, todos os anos, várias pessoas com problemas dos foros ortopédicos e reumático. A água do mar, rica em cálcio, iodo e magnésio, elemento ideal para recuperar da falta de sais minerais causados pelo stress e pela fadiga, constituem outros motivos que tornam este destino tão único.

Geologicamente, a ilha apresenta alguns picos, sobretudo a norte, sendo o Pico do Facho (517 m) o ponto de maior altitude.

CLIMA

O clima da ilha do Porto Santo é seco e estável, com pouca variação térmica entre as estações, pelo que é normal fazer praia durante todo o ano. A praia é banhada por um mar de águas calmas e cristalinas.

Nos meses de verão a temperatura média da água do mar é amena, entre 24ºC e 25ºC, tal como no fim da primavera e inícios de outono. Para as restantes estações do ano em que a temperatura da água é agradável, há variação de um a dois graus para mais fria que no Verão.

O Porto Santo Golfe é a combinação perfeita de beleza natural e um jogo desafiante

Morada

Sitio das Marinhas, Apartado 14
9400-162
Porto Santo, Madeira, Portugal

Email

rececao@portosantogolfe.com

Redes Sociais
Newsletter

Porto Santo Golfe  © 2022. All Rights Reserved.